Exercício físico prescrito de forma adequada, por profissionais capacitados, são muito benéficos para a grávida e para o bébé, tanto a nível fisiológico como emocional.
Os resultados da prática de Hidroginástica durante a gravidez são muito positivos, uma vez que a mulher que pode usufruir dessa actividade, sentir-se-á melhor em todos os sentidos:
• Sentir-se-á mais controlada, com mais energia e vitalidade;
• Tonifica os músculos das costas, prevenindo dores, reeducando a sua postura;
• Equilibra o peristaltismo intestinal;
• Fortalece o movimento articular;
• Sono e repouso optimizados;
• Diminuição da dor durante o parto;
• Maior controlo da respiração durante o parto;
A gestante que pratica exercício físico ganha menos peso, diminui o risco de diabetes gestacional, aumenta a tolerância à dor e consegue reduzir a duração do parto eutócico.
Devido às propriedades da água, os exercícios aquáticos podem ser a forma mais saudável, mais confortável e mais segura para muitas grávidas se exercitarem, não só porque minimiza peso corporal, o que diminui o stress sobre músculos e articulações, como também pelo seu efeito refrescante, importante na gravidez, uma vez que a temperatura central da mulher grávida é mais alta do que na mulher não grávida.
Pelo facto de o trabalho na água, à altura do apêndice xifóide, reduzir o peso corporal em 70%, a gestante deixará de sentir a sensação de corpo pesado. Consequentemente, a sua auto-estima aumentará ao conseguir realizar determinados exercícios que no solo lhe pareciam impossíveis.
Devido à flutuação há um aumento na amplitude dos movimentos, auxiliando a movimentação. Além disso, com o corpo submerso, o stress articular também é diminuído.
O trabalho aquático produz menor incidência de varizes (pernas, hemorróides, etc); maior controlo da frequência cardíaca materna; aumento na diurese e diminuição na formação de edemas.
A prescrição de exercício físico para grávidas com Diabetes Gestacional requer conhecimento adequado sobre a fisiologia da gravidez e os potenciais riscos para a grávida e feto. A literatura indica que o exercício físico deve fazer parte integrante do tratamento da Diabetes Gestacional. Os programas de vigilância de grávidas de alto risco, deveriam realizar programas de exercício regular, com profissionais qualificados, preparados para trabalhar com estas grávidas, para que possam ter uma gravidez tranquila e bebes saudáveis.
Portanto são inúmeras as vantagens do trabalho aquático com grávidas. Porém é muito importante ter-se em atenção algumas particularidades, elaborando com muito cuidado os planos de aulas de forma a não sobrecarregar o que naturalmente já lhes é alterado pela própria gravidez como: o aumento do metabolismo basal, aumento do consumo de oxigénio, aumento do débito cardíaco, resistência periférica diminuída, híper-lordose lombar, híper-cifose torácica etc.
Poderão ser elaborados exercícios resistidos, ou seja, exercícios realizados contra uma resistência externa como flutuadores, pesos ou equipamentos de arrasto, empregando variáveis como: ritmo, peso, intensidade, número de séries, número de repetições e ordem dos exercícios.

Comentários
Enviar um comentário